lionsvalparaiso

Click here to edit subtitle

Sobre o LIONS

Um pouco da história do Lions Clube de Valparaíso


 

Lá pelos idos de 1989, um grupo de pessoas imbuídas dos mais altos propósitos, objetivando construir um meio melhor para os menos favorecidos e aprofundarem os laços de amizade, decidiram fundar um Clube de Lions aqui em Valparaíso.

O Clube padrinho foi o Lions Clube de Araçatuba, sob a liderança do CL Kunivo, que por diversas vezes marcou presença em nossa cidade com o objetivo de que Valparaíso fizesse parte da maior organização de clubes de serviços do planeta.

Os encontros aconteciam na Sede do Antigo Tiro de Guerra de Valparaíso, inicialmente com as presenças de Waldeck, Radir, José Alves, Toninho, Biba, Walter Ayub e Justino, que ficaram responsáveis em conquistar novas pessoas e assim montar um grupo mínimo para a efetivação do clube.

A voz do movimento leonístico, que se tornou uma feliz realidade no dia 27 de janeiro de 1990, ecoou por toda a cidade que recebeu com muita simpatia os Leões. A Carta Constitutiva foi emitida em 16/03/1990.

Em 24 de janeiro de 1991, foi fundado o Leo Clube de Valparaíso.

Não se podia desconhecer aqueles sons que vinham do grupo de 27 senhores Leões e suas domadoras. Eles se designavam Leões, mas eram mansos cordeiros que pregavam o amor e solidariedade e se mostravam alegres e festivos!

Os sócios fundadores do Lions Clube de Valparaíso foram: Adauto Pereira, Antonio Geraldo Montanhez, Apolinário José de Oliveira, Ayrton Fernandes de Oliveira, Cleiber Pereira Breda, Edison Maio, Carlos Roberto Prandini, Francisco Olavo Pereira Tramonte, Geraldino Alves Filho, José Alves Pinho Filho, José Batista Zago, José Luiz Pistori, José Paulo Pugina, Justiniano Aparecido Nunes, Luiz Antonio Vicioli, Luiz Cláudio de Almeida, Salvador Dilio Neto, Salvador Dutra Vieira, José Roberto Martins, Marcos Henrique Sarti, José Vicente Salesse, Luiz Nogueira, Mariovaldo Munhoz tenente, Milton Yamahira, Odécio José Zacarin, Radir Risk Eid e Waldeck de Moraes Neves. Somente 5 estão no clube até hoje: Toninho/Leda, José Alves, Regina e o Biba, que retornou, pois não aguentou ficar sem o calor do companheirismo que ele mesmo ajudou a construir.

Após a fundação do Lions Clube de Valparaíso, as primeiras reuniões aconteceram nas casas dos sócios, em seguida no asilo, lar das crianças e clube de laço. As reuniões festivas eram realizadas no Valparaíso Clube, Sindicato Rural e ADCU.

O primeiro presidente foi CL Radir Risk Eid, Al  89/90.  Hoje a presidência do AL 2012/2013 é comandada pelo Cl Marcão.

Reconhecendo a importância do clube de serviço na cidade e a necessidade de uma sede própria, o vereador na época,  João Pedro Carvalho D’Avila Junior propôs,  que o município doasse uma área ao Lions de Valparaíso, o que foi atendido pelo então prefeito João Aparecido Salesse, através da Lei 1.365 de 18/06/1993. Mais tarde, João Pedro e João Salesse foram convidados e aceitaram o convite e se associaram, sendo que João Pedro continua sócio ativo e atuante juntamente com a sua esposa Cidinha, também CAL e que assumirá a presidência do AL 2013/2014.

Quem levantou o primeiro tijolo da sede foi o CL Justino, presidente AL 94-95 e de lá pra cá, sempre houve investimento na sede e hoje contamos com uma nova e confortável sede social.

As palavras de ordem do LIONS: LIBERDADE, IGUALDADE, ORDEM, NACIONALISMO E SERVIÇO, conquistaram a todos e desde 1990, a chama acesa pelo aquele grupo, continua a ser luz para todos os que necessitam de alguma ajuda.

O Lema “NÓS SERVIMOS”, não é simplesmente uma bela frase, mas sum um grito de guerra a favor os menos agraciados pela vida.

São mais de 23 anos percorrendo uma estrada nem sempre florida,  que nos tem conduzido a momentos de felicidade que só encontram aqueles homens e mulheres que são capazes de amar e servir a seus semelhantes DESINTERESSADAMENTE!

O Leonismo em Valparaíso, não interromperá a sua marcha, pois como os “filhos de Israel”, vamos continuar tendo sempre à frente um discípulo maior de Melvin Jones abrindo novos caminhos.

 

Autoria:

CCLL Claudio Edemur Pereira e José Alves Pinho Filho



 


OBJETIVOS DO LIONS CLUBE

 

CRIAR e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra


PROMOVER os princípios de bom governo e boa cidadania.


INTERESSAR-SE ativamente, pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.


UNIR os clubes com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca.


PROMOVER um fórum para a livre discussão dos assuntos de interesse público, excetuando-se os assuntos de ordem política e religiosa, os quais não devem ser discutidos pelos sócios do clube


ENCORAJAR as pessoas com mentalidade de serviço a servir suas comunidades sem recompensa financeira pessoal, estimular a eficiência e promover elevado padrão de ética no comercio, indústria, profissões, serviços públicos e empreendimentos privados.


 


QUEM SOMOS NÓS


Leões são homens e mulheres que trabalham como voluntários em causas humanitárias.


LIONS significa: Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo,Serviço.


LCIF significa: Fundação Internacional de Lions Clubes.

CL significa: “Companheiro Leão”.


CCLL significa: “Companheiros Leões”.


CaL  significa: “Companheira Leão”!.


CasL significa: “Companheiras Leões”.


Dm siginifica: “Domadora”.


Dms significa: “Domadoras”.


AL siginifica: “Ano Leonístico” que começa em 1º de julho e termina em 30 de junho.


Onde há necessidade em casa ou em qualquer parte do mundo, os sócios do Lions estão lá para ajudar, daí o lema da organização: Nós Servimos


Lions Clubes Internacional está presente em 200 países, conta com 1,4 milhão de sócios, distribuídos em 45.300 clubes e tem como objetivo ajudar com seus programas, de forma fraterna e desinteressada sob todos os aspectos, as pessoas carentes, e o faz há 92 anos.


Desde 1917, os Lions Clubes vêm oferecendo às pessoas a oportunidade de trabalhar para suas comunidades. Do envolvimento dos sócios em projetos locais, para melhorar o meio ambiente, apoiar a conscientização acerca da diabetes, realizar programas auditivos e, por meio de sua fundação, oferecer auxílio às vítimas de catástrofes em todo o mundo, bem como auxílio a longo prazo aos necessitados.


A cada ano, os sócios do Lions Clubes Internacional oferecem aproximadamente 76 milhões de horas de serviço.


Lions Clubes no mundo


  


O CL Melvin Jones é o fundador do Lions Clubes Internacional. Nasceu no dia 13 de janeiro de 1879 e faleceu em 1° de junho de 1961, aos 82 anos de idade. Era membro do Círculo de Negócio de Chicago, que se dedicava totalmente a promover os interesses financeiros de seus membros. Os grupos que compunham o Círculo de Negócio estavam destinados a desaparecer, então o CL Melvin Jones pensou em outros planos: “Que tal se os homens, que têm sucesso devido à sua energia, inteligência e ambição, usassem seus talentos para melhorar suas comunidades"? Reuniu, então, vários delegados e clubes masculinos para lançar as bases de uma organização voltada exclusivamente ao serviço humanitário e, em 07 de junho de 1917, nasceu Lions Clube Internacional e ficou estipulado que os seus sócios não poderiam promover seus interesses comerciais. Melvin Jones se dedicou totalmente ao Lions e foi sob a sua liderança, bastante dinâmica, que o Lions conseguiu o prestígio internacional que ajudou a atrair homens com mentalidade cívica. Representou o Lions como consultor na Conferência de São Francisco, Califórnia, em 1945, quando foi criada a Organização das Nações Unidas. Melvin Jones, o homem cujo lema pessoal "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo", se tornou o princípio condutor de pessoas com espírito de serviço humanitário em todas as partes do mundo. 


Leia também o nosso CÓDIGO DE ÉTICA DO LEÃO e o nosso REGIMENTO INTERNO.