lionsvalparaiso

Click here to edit subtitle

Sobre o LIONS

UM POUCO DA HISTÓRIA DO LIONS CLUBE DE VALPARAÍSO

Lá pelos idos de 1989, um grupo de pessoas imbuídas dos mais altos propósitos, objetivando construir um meio melhor para os menos favorecidos e aprofundarem os laços de amizade, decidiram fundar um Clube de Lions aqui em Valparaíso.

O Clube padrinho foi o Lions Clube de Araçatuba, sob a liderança do CL Kunivo Takahashi, que por diversas vezes marcou presença em nossa cidade com o objetivo de que Valparaíso fizesse parte da maior organização de clubes de serviços do planeta.

Os encontros aconteciam na Sede do Antigo Tiro de Guerra de Valparaíso, inicialmente com as presenças de Waldeck, Radir, José Alves, Toninho, Biba, Walter Ayub e Justino, que ficaram responsáveis em conquistar novas pessoas e assim montar um grupo mínimo para a efetivação do clube.

A voz do movimento leonístico, que se tornou uma feliz realidade no dia 27 de janeiro de 1990, ecoou por toda a cidade que recebeu com muita simpatia os Leões. A Carta Constitutiva foi emitida em 16 de março de 1990.

Em 24 de janeiro de 1991, foi fundado o Leo Clube de Valparaíso.

Não se podia desconhecer aqueles sons que vinham do grupo de 27 senhores Leões e suas domadoras. Eles se designavam Leões, mas eram mansos cordeiros que pregavam o amor e solidariedade e se mostravam alegres e festivos!

Os associados fundadores do Lions Clube de Valparaíso foram: Adauto Pereira, Antonio Geraldo Montanhez, Apolinário José de Oliveira, Ayrton Fernandes de Oliveira, Cleiber Pereira Breda, Edison Maio, Carlos Roberto Prandini, Francisco Olavo Pereira Tramonte, Geraldino Alves Filho, José Alves Pinho Filho, José Batista Zago, José Luiz Pistori, José Paulo Pugina, Justiniano Aparecido Nunes, Luiz Antonio Vicioli, Luiz Cláudio de Almeida, Salvador Dilio Neto, Salvador Dutra Vieira, José Roberto Martins, Marcos Henrique Sarti, José Vicente Salesse, Luiz Nogueira, Mariovaldo Munhoz tenente, Milton Yamahira, Odécio José Zacarin, Radir Risk Eid e Waldeck de Moraes Neves. Somente 3 estão no clube até hoje: Toninho, José Alves e o Biba, que retornou, pois não aguentou ficar sem o calor do companheirismo que ele mesmo ajudou a construir.

Após a fundação do Lions Clube de Valparaíso, as primeiras reuniões aconteceram nas casas dos associados, em seguida no asilo, lar das crianças e clube de laço. As reuniões festivas eram realizadas no Valparaíso Clube, Sindicato Rural e ADCU.

O primeiro presidente foi CL Radir Risk Eid, AL 89/90.

Reconhecendo a importância do clube de serviço na cidade e a necessidade de uma sede própria, o vereador na época, João Pedro Carvalho D’Avila Junior propôs, que o município doasse uma área ao Lions de Valparaíso, o que foi atendido pelo então prefeito João Aparecido Salesse, através da Lei 1.365 de 18/06/1993. Mais tarde, João Pedro e João Salesse foram convidados e aceitaram o convite e se associaram, sendo que João Pedro continua associado ativo e atuante juntamente com a sua esposa Cidinha, também Companheira.

Quem levantou o primeiro tijolo da sede foi o CL Justino, presidente AL 94-95 e de lá para cá, sempre houve investimento na sede e hoje contamos com uma nova e confortável sede social.

As palavras de ordem do LIONS: LIBERDADE, IGUALDADE, ORDEM, NACIONALISMO E SERVIÇO, conquistaram a todos e desde 1990, a chama acesa pelo aquele grupo, continua a ser luz para todos os que necessitam de alguma ajuda.

O Lema “NÓS SERVIMOS”, não é simplesmente uma bela frase, mas sum um grito de guerra a favor os menos agraciados pela vida.

São mais de 31 anos percorrendo uma estrada nem sempre florida, que nos tem conduzido a momentos de felicidade que só encontram aqueles homens e mulheres que são capazes de amar e servir a seus semelhantes DESINTERESSADAMENTE!

O Leonismo em Valparaíso, não interromperá a sua marcha, pois como os “filhos de Israel”, vamos continuar tendo sempre à frente um discípulo maior de Melvin Jones abrindo novos caminhos.

Autoria:

CCLL Cláudio Edemur Pereira e José Alves Pinho Filho